sábado, 15 de janeiro de 2011

Esse ser adolescente

       Adolescente é um bicho estranho. Parece ser ao mesmo tempo duas pessoas distintas.  De uma hora para a outra deixam de ser meigos e compreensivos, e passam a ser lutadores de vale tudo, já que para eles é esta fase que define tudo. Estas oscilações de comportamento ocorrem decorrentes da mudança biológica, que acontecem para a perpetuação da espécie. É nesta fase que nossa vida se transforma, queremos encontrar um modo de ser, que se encaixe com a nossa personalidade que está em transformação.
       A adolescência é o período em que o “ser” e “ter” são mais importantes do que vivenciar. O adolescente prefere um tênis de marca, a passar um final de semana com a família em um local diferente.  E ainda são bem caras de pau de pedir para ir com os amigos. Não se preocupem é apenas uma fase, e assim como a lua, um dia passa. Quando? Aí é outra estória.
       Pai! Mãe! Não tentem controlar os impulsos dos adolescentes, vocês já passaram por essa fase agora é a vez deles, e não digam que é para evitar que comentam os mesmos erros que vocês, e que o que fazem é para o nosso bem. Se não vivermos, se não cairmos, nunca iremos aprender como nos levantar, não iremos aprender a como encarar os problemas, quando não estiverem mais ao nosso lado. A vida é a melhor escola.
        A culpa não é nossa por sermos e agirmos assim. E se muitas vezes magoamos vocês com nossas atitudes, pedimos compreensão. Ser adolescente não é fácil, e vocês sabem muito bem disso, afinal, vocês melhor do que nossos amigos sabem dar conselho sobre esta fase.  
        Adolescentes tendem a pedir conselhos a amigos por vergonha, e por medo do julgamento dos pais. A melhor maneira de advertir seus filhos, não é dando castigos, broncas ou parecendo um disco arranhado. Antes de dizerem a seus filhos: – Faça o que digo, não faça o que faço. – Chame-o para um bate papo descontraído, sem pressão, pois assim ele se sentirá seguro em confiar seus segredos a você.
           Lembre-se disso antes de querer coloca-lo numa jaula. Tudo passa, e esta fase também irá passar.
O maior conflito pelo qual um adolescente passa, é contra ele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário